Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

COVID-19 E A GRIPE ESPANHOLA

CEDOC da Fundação Romi traz informações
de como foi a pandemia de 1918 em Santa Bárbara d'Oeste.

Inauguração do Memorial da Ferrovia

Mais de 400 espectadores, entre convidados especiais, representantes da iniciativa privada e autoridades do poder público estiveram na Estação Cultural da Fundação Romi, no último domingo, 14 de julho, para a celebração da revitalização da Estação e inauguração do Memorial da Ferrovia. O evento também marcou os 102 anos da estação ferroviária.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Ferroviário de Santa Bárbara d’Oeste” é uma iniciativa da Fundação Romi cuja proposta tratou de reavivar e preservar a história da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara, inaugurada em 1917, e consolidar o equipamento cultural, que é Estação Cultural, inaugurada em 2007, e que constitui a identidade da cidade e região.

CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos - Tivoli Shopping

O Tivoli Shopping recebeu ontem, 08/05, convidados e a imprensa para a abertura oficial da exposição "CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos". A mostra é iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, patrocinada pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro. A visitação pode ser feita até o dia 27/05, sempre de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 14h às 20h. Leia mais >> https://goo.gl/8jF65o

Backstage CEDOC em Movimento: Santo Antônio do Sapezeiro

No último dia 24/02, os entusiastas da fotografia reuniram-se, mais uma vez, no CEDOC da Fundação Romi. Desta vez para conhecerem um pouco mais acerca da história do tradicional bairro de Santa Bárbara d’Oeste e um dos mais antigos do município: o bairro Santo Antônio do Sapezeiro. Esta expedição encerrou uma das etapas do projeto "CEDOC em Movimento".

CEDOC em Movimento - Usina Santa Bárbara

Na segunda expedição do projeto CEDOC em Movimento, os expedicionários conheceram um pouco mais da história da produção canavieira e da presença da cana-de-açúcar em Santa Bárbara d'Oeste. Por meio de uma visita guiada à Usina Santa Bárbara, os fotógrafos puderam transitar e registrar boa parte dos espaços da centenária edificação. Desativada em 1995, a unidade continua sendo um dos pontos de maior identificação do município barbarense, cuja economia cresceu basicamente em função da agricultura, notadamente, canavieira.

Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por