No ano em que completamos 60 anos de existência, refletir sobre tudo que já foi feito deve ser a premissa para o planejamento dos objetivos e metas para o futuro.

Num momento que os desafios são tão grandes quanto às necessidades, quanto à realidade a nossa volta, crise econômica e política nacional, desemprego em alta, momentos difíceis para todos, principalmente para os mais necessitados e alvo das desigualdades sociais que vivemos.

Poder participar da transformação de vidas, colaborar com o desenvolvimento das pessoas, permitindo que elas tenham acesso a mais oportunidades, é algo que nos dá forças e estímulo para seguirmos em frente.

Como entidade beneficente de educação e assistência social, organizada sob a forma de fundação de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos estatutários preveem:
  • Manter escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, promovendo educação de qualidade aos seus alunos;
  • Assistir à população carente, em situação de vulnerabilidade e risco, especialmente crianças e adolescentes, preservando seus direitos fundamentais, satisfazendo suas necessidades básicas e desenvolvendo integralmente suas potencialidades;
  • Promover o desenvolvimento social e cultural de Santa Bárbara d'Oeste e região.

Norteado pelos princípios:
  • Universalização dos direitos sociais;
  • Construção de uma sociedade justa e solidária;
  • Valorização da cultura, tradições, experiências e costumes da comunidade;
  • Contribuir para a inclusão social dos beneficiários de seus serviços na vida comunitária e no mercado de trabalho;
  • Respeito à dignidade do atendido, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, à convivência familiar e comunitária;
  • Igualdade de direitos no acesso e sem discriminação de qualquer natureza.

Este Plano de Ação foi construído no sentido de manter firme o cumprimento de nossa missão de promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.

Fortalecendo a visão de ser reconhecida como importante agente de transformação social e promotora do desenvolvimento humano por meio da educação e da cultura.

Preservando seus valores de comportamento ético, compromisso com o desenvolvimento integral do ser humano, com a qualidade, transparência, integridade e idoneidade.

Multiplicando o conhecimento e a experiência adquirida com responsabilidade social e comunitária e o respeito à vida.

Diante de tudo isso é que planejamos para 2017 todos os programas e projetos da Fundação alinhados aos seus objetivos estatutários, sua missão, visão e valores.

Considerando a necessidade imperativa de olhar para o futuro, estabelecer metas possíveis, num planejamento de longo prazo, foi construído um planejamento çamentário para os próximos cinco anos, o que permitirá um olhar mais seguro, ou com menos incertezas, no horizonte que teremos pela frente.

Vainer J. Penatti
Superintendente