Uma instituição exponencial

Milhares de pessoas foram impactadas, beneficiadas ou usufruíram das ações realizadas pela Fundação Romi por meio de nossas três áreas estruturantes – o Núcleo de Educação Integrada, o Centro de Documentação Histórica e a Estação Cultural – ao longo do ano de 2018, fortalecendo os mais de 60 anos dedicados à promoção e ao fomento da Educação e da Cultura em Santa Bárbara d’Oeste e região. Foram dezenas de oficinas, feiras, exposições, expedições, intervenções, manifestações, espetáculos, formações, visitações, projetos e investimentos.

O ano de 2018 marca o lançamento de nossa nova e renovada escola, o Núcleo de Educação Integrada, que passou a atender da Educação Infantil ao Ensino Médio. Instituído em 1993 como projeto educacional no contraturno da escola regular, tornou-se, em 2014, uma escola regular de Ensino Fundamental II em período integral. Abarcando pouco mais de 200 alunos por ano, a escola de metodologia própria, na vanguarda da educação nacional, desprovida de salas de aula tradicionais, expôs para Santa Bárbara d’Oeste uma nova forma de pensar e fazer educação. Frente ao sucesso dos seus “novos” desafios fez-se a oportunidade de uma nova mudança: desta vez evolutiva e excepcional.

A transformação do Núcleo de Educação Integrada perpassou tanto a formação dos docentes, atuais e novos contratados, até a reestruturação das edificações. Concluímos um complexo educacional que envolve mais de 30 salas temáticas, laboratórios, ateliês e espaços de convivência reunidos em 6.000 m2, além de um ginásio poliesportivo e multicultural, um campo de futebol e quadra de areia. Todo esse arcabouço compreendeu grandes investimentos empregados em infraestrutura e recursos humanos, com a contratação de mais de 60 novos educadores, tudo isso para atender as 700 vagas abertas e, integralmente, preenchidas para 2019.

Paralelamente ao Núcleo de Educação Integrada, nosso Centro de Documentação Histórica também enfrentou mudanças estruturais e expandiu suas ações extramuros. Ultrapassou as fronteiras e abraçou outras cidades do entorno de Santa Bárbara d’Oeste. Mais de 190 professores da Rede Pública e de Instituições Privadas foram recebidos no Centro de Documentação Histórica para participarem da ação educativa “Baú da História”, instrumento didático rico em conteúdo e ludicidade. Ao todo, 37 escolas aderiram ao projeto, o que resultou em aproximadamente 15mil alunos do Ensino Fundamental I diretamente beneficiados.

Concomitantemente, mais de 250.000 espectadores, em Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Americana e Campinas, prestigiaram a exposição itinerante “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos”. Outro marco protagonizado pelo CEDOC nas celebrações dos 200 anos do município foi o lançamento do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”. A narrativa foi construída pelo renomado escritor José Pedro Martins ao lado do premiado fotógrafo Ricardo Pereira Martins. Este projeto retrata a trajetória da cidade, sua fundação, a presença dos imigrantes, as usinas, a industrialização, a explosão populacional, a evolução urbanística, o polo universitário e tecnológico, sua trajetória cultural, aspectos ambientais e traz um panorama dela frente ao século XXI.

Somando forças ao Núcleo de Educação Integrada e ao Centro de Documentação Histórica, a Estação Cultural também teve uma atuação importante. Resultado da revitalização da antiga estação ferroviária, a Estação Cultural celebrou 11 anos de atividade, em 2018, em prol da cultura regional. Foram mais de 8mil pessoas beneficiadas pelas várias ações promovidas como oficinas de formação, palestras, encontros, feiras, exposições, teatros, esquetes, shows, danças e literatura, além das mais de 14.000 que prestigiaram a Virada Cultural Paulista.

Convido todos vocês para que desfrutem deste caderno especial. O ano de 2019 promete ser um mais ano desafiador, assim como foi 2018, para todos nós da Fundação Romi e para todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam conosco por meio das ações e projetos. Arrebatamos milhares de pessoas no último ano. Possibilitando que toda a população de Santa Bárbara d’Oeste e região vivenciasse conosco nossas realizações. Neste Relatório de Sustentabilidade e Balanço Social você encontrará uma série de informações, números e feitos que vêm fortalecer nossos laços com a população e com a história de Santa Bárbara d’Oeste. Aqui reiteramos nosso compromisso com nosso município: promover o desenvolvimento social e humano através da Educação e Cultura. Para nós não há nada melhor do que cumprirmos nossa Missão.

Vainer Penatti
Superintendente

Área de
downloads

Para iniciar o download clique sobre o assunto desejado.