Mais de 200mil espectadores, em Santa Bárbara d'Oeste e região, já prestigiaram a exposição “CEDOC em Movimento” que chega à Campinas nesta segunda

Vainer Penatti (Superintendente da Fundação Romi), Karen Malafaia (Consultora Regional - Marketing, Comunicação e Cultura de Campinas e Região), Sandra E. de Souza Barboza (Coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi).

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o projeto “CEDOC em Movimento”, iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, iniciou sua etapa extramuros com atividades envolvendo toda a comunidade regional em celebração aos 200 anos do município de Santa Bárbara d'Oeste.

Registrada por fotógrafos e amantes da fotografia, a exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” resgata três dos principais pontos histórico-turísticos da cidade – Praça Central e Matriz Santa Bárbara, Usina Santa Bárbara e o bairro Santo Antônio do Sapezeiro. A mostra é uma oportunidade para que os munícipes de Campinas e região conheçam um recorte histórico da cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

Após seu período expositivo na Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste e depois de ter passado por outros pontos do município, além de Americana e Nova Odessa, impactando mais de 200 espectadores, a partir desta segunda-feira, 10 de setembro, quem recebe a exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” é o espaço cultural da Caixa Econômica Federal de Campinas, que fica à Av. Aquidaban, 484 no Centro da cidade. A entrada é franca e a mostra poderá ser vista sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h, até o dia 28 de setembro.

Karen Malafaia, Consultora Regional de Marketing, Comunicação e Cultura da Caixa Econômica Federal de Campinas e Região, pontua o projeto “CEDOC em Movimento” foi selecionado no edital do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo contemplado com R$200mil e cujo foco é impactar, com todas as ações do projeto, mais de 35mil pessoas. “Ações como essa do CEDOC da Fundação Romi cumprem nosso objetivo de assegurar a democratização do acesso e a preservação do patrimônio cultural brasileiro”.

A Coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza, convida a todos para prestigiarem essa exposição. “Essa ação extramuros do nosso Centro de Documentação Histórica, em comemoração aos 200 anos de Santa Bárbara d'Oeste, possibilitará aos campineiros conhecerem locais históricos que fazem parte da história regional. O interessante dessa exposição é a forma como escolhemos para apresentar nossa cidade, que foi através das lentes de fotógrafos da região que registraram três dos principais pontos históricos do município e assim, as imagens externalizam o passado dialogando com o presente em suas relações de continuidade e mudança. Vale a pena visitar”.

Serviço – A exposição “CEDOC em Movimento: Santa Bárbara 200 anos” pode ser visitada entre os dias 10 e 28 de setembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, no espaço cultural da Caixa Econômica Federal de Campinas, à Av. Aquidaban, 484, Centro. A entrada é franca.