CEDOC da Fundação Romi está nas mídias sociais

Cada dia estamos mais conectados ao mundo virtual, principalmente nas mídias sociais. E como aliar história, passado e memórias com presente, instantaneidade e modernidade? Este é o trabalho que o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi vem desenvolvendo em suas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Diferente dos meios de comunicação tradicionais, as mídias sociais são canais de relacionamento na internet que podem ser acessadas em smartphones, tablets, computadores e smart-TVs, nos quais existem diferentes possibilidades de interação e participação entre os usuários.

O uso de mídias sociais pelo CEDOC tem apresentado um bom resultado, principalmente no Facebook. A coluna “Há tantos anos” é publicada sempre às quintas-feiras com notícias de jornais do passado seguindo a linguagem das redes sociais com a hashtag #tbt. Já a publicação “Você estava lá” busca a participação dos seguidores da página para a identificação de pessoas presente
nas fotografias e muitas já foram identificadas com a interação do público. São produzidas ainda as colunas “Recordando”, “Em Cartaz” e “Memória CEDOC” todas a partir do material que faz parte do acervo do CEDOC. “Embora o CEDOC da Fundação Romi disponibilize através de um banco de dados o seu acervo essas ações possibilitam a difusão da história”, explica a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

As mídias sociais foram criadas com o propósito de facilitar as relações de pessoas que compartilham os mesmos gostos, experiências ou convivem no mesmo círculo social ou familiar. Podem ser caracterizadas como plataformas interativas, que contam com uma variedade de ferramentas. O trabalho do CEDOC ao ser mostrado nelas mantém viva a história, com um tom moderno e atual. O envolvimento da comunidade com a história é fundamental para o exercício da cidadania, o desenvolvimento social e cultural da cidade e região.

O acervo do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi dispõe de registros que datam desde o fim de 1850 até os dias atuais. “O CEDOC compartilha conteúdos do acervo histórico e, assim, aumenta o envolvimento comunidade através da interação com reações e comentários”, conta Sandra.

Siga o CEDOC nas mídias sociais: Facebook (https://www.facebook.com/cedocfundacaoromi/), Instagram (@cedocdafundacaoromi) e Twitter (@cedocfundacao). Assim, você se enriquecerá cultural e historicamente, e ainda poderá contribuir na identificação de personagens que foram importantes para a história local e regional.