Superintendente e Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi integraram a Comissão Coordenadora das Comemorações do Sesquicentenário da Câmara Municipal

Comissão Coordenadora das Comemorações do Sesquicentenário da Câmara Municipal

26 de setembro de 2019. Este dia ficou marcado no calendário de Santa Bárbara d’Oeste, data em que a Câmara Municipal do município comemorou seu aniversário de 150 anos de instalação. A solenidade contou com a participação de historiadores e convidados que fizeram o resgate histórico do século e meio, entre eles o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti e a coordenadora do Centro de Documentação Histórica- CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza, que integraram a Comissão Coordenadora das Comemorações do Sesquicentenário da Câmara Municipal.

Foi no ano de 1869 que o Município se tornou independente politicamente de Piracicaba, por meio de lei sancionada no dia 15 de junho. Eleições foram organizadas e, três meses depois, no dia 26 de setembro de 1869, a primeira reunião camarária foi realizada e os sete vereadores da primeira legislatura tomaram posse.

Durante a cerimônia compuseram a Mesa de Honra da Câmara Municipal o vereador Felipe Sanches, o prefeito Denis Andia, a Senhora Mildred da Graça Martins Prezoto, descendente direta de Dona Margarida da Graça Martins, o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba Senhor Gilmar Rotta, e o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti, representando a Comissão Coordenadora das Comemorações do Sesquicentenário da Câmara Municipal. Esta comissão, responsável pela organização das ações ligadas aos 150 anos do Legislativo, foi criada por meio do Ato da Mesa nº 11/2019. Dela fizeram parte representantes da Casa de Leis, do Poder Executivo e do Centro de Documentação – CEDOC, da Fundação Romi. A comissão contou, ainda, com a parceria dos historiadores Antônio Carlos Angolini e João José Bellani, que usaram a Tribuna durante o evento desta manhã.

Durante seu discurso, Vainer Penatti, destacou o papel fundamental que o CEDOC faz no resgate a preservação da história. “Assim, desde 1964, vem sendo guardado no acervo do CEDOC da Fundação Romi fontes documentais sobre a história de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje, através do arquivo que pode ser acessado em nossas plataformas digitais, projetos educacionais, visitações, promovemos o acesso gratuito através do banco de dados com milhares e milhares de documentos, fotografias, jornais, além de todas as atas das sessões camarárias, desde 1879 até 1999, as quais foram digitalizadas em nosso acervo”, discursou o superintendente.

Como marco das comemorações, durante o dia festivo, foi encerrada a “Cápsula do Tempo do Sesquicentenário da Câmara Municipal”, a ser aberta daqui a 25 anos. Nela, foram depositados documentos, fotografias e cartas que retratam o presente, assim como a seleção de 10 desenhos de destaque do “Concurso de Desenho dos 150 anos da Câmara”, projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação, do qual participaram mais de 1.600 alunos do 5º ano da Rede Pública Municipal de Ensino, motivados pelo tema “Como me imagino daqui a 25 anos”. As obras podem ser visitadas no hall da Câmara, até o dia 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.