Núcleo de Educação Integrada conquista medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica edição 2018.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é a maior olimpíada científica do Brasil e passa a integrar alunos de outros países de língua portuguesa. Nesta edição foi a primeira vez que a OBA abriu espaço de forma ampla à comunidade, iniciativa que aconteceu em parceria com o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD, sigla em inglês), organização que promove a utilização da astronomia como um instrumento para o desenvolvimento em países e comunidades de língua portuguesa.

Em 21 anos de existência, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica já superou a marca dos 8,5 milhões de participantes. Seu objetivo, de acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, Astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenador Geral do Evento, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para os espaços escolares, despertando o interesse nos jovens”.

Nesta edição, os alunos do Núcleo de Educação Integrada conquistaram ouro, prata e bronze. Os medalhistas (foto da esq. para dir.) são Luana Matias Moreira – Bronze, Wallace Dametto Teixeira – Ouro, Wellen Carassate Henrique – Prata, Gustavo Della Colleta – Prata, Gabriela Ferreira dos Santos – Bronze, Letícia Fernanda Estoque – Bronze, Caio Camargo Moreno – Prata e Antônio Carlos de Freitas Batista – Ouro. Desde 2016 os alunos do Núcleo de Educação Integrada vêm participando da OBA. Já são 32 medalhas acumuladas.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e demais patrocinadores.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP