Alunos do Núcleo de Educação Integrada participam da Olimpíada Matific de Matemática Brasil

Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, participarão nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto da Olimpíada de Matemática realizada pela Matific, plataforma online voltada para o ensino de Matemática para crianças até o 6º ano do Ensino Fundamental, que aprendem por meio de desafios reais, em atividades lúdicas e instigantes, onde o conhecimento prévio do aluno é utilizado para permitir o progresso individualizado através de progressões lógicas com escopo e sequenciamento cujas estratégias instrucionais alcance todos os alunos.

O Matific está disponível em mais de 50 países, em mais de 40 idiomas e cobre currículos locais de todos esses países, ou seja, além de conectado em rede, qualquer aluno pode aprender Matemática em qualquer idioma, mesmo que seja diferente do seu idioma nativo.

Durante os últimos dias as crianças que foram inscritas, cada professor escolheu uma unidade temática para que elas pudessem ter um primeiro contato com as propostas. Entre os dias 20 e 26 agosto eles realizaram um “aquecimento”. A competição da olimpíada começa em 27 de agosto e encerra em 29. “Os professores já utilizam a plataforma Matific no dia a dia do ensino de Matemática, pois a mesma, através de jogos e desafios, desenvolve habilidades e competências voltadas para novas descobertas”, explica Gisele da Silva Furlan, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I.

Ainda segundo a coordenação do Ensino Fundamental, a participação é um incentivo para que as crianças se desenvolvam e busquem realizar propostas com autonomia, confirmando assim suas hipóteses e seus conhecimentos voltados para os números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística. “Esse ambiente lúdico online proporciona o aprender colocando a mão na massa. A proposta vai de encontro com o conceito-chave, aprender fazendo, da Educação 4.0, que é nossa metodologia”, acrescenta Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada.

A plataforma Matific consiste em uma relação de atividades online de Matemática, que desenvolve estratégias para a solução de problemas e para o pensamento crítico por meio da descoberta. Traz dados de qualidade importantes, como a aprendizagem por evidência, desenvolve trabalhos para diferentes estilos de aprendizado e a criação de ambiente inovadores e divertidos. “As turmas foram organizadas para realizarem a Olimpíada Matific de Matemática Brasil durante as propostas diárias de matemática. Essa ferramenta apoia o professor ao permitir a verificação do aprendizado em tempo real. É um jeito novo, jeito NEI, de aprender matemática de forma lúdica e significativa”, complementa Ericka.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP