“NEI de Portas Abertas” recebe a visita de 2500 pessoas

No último sábado, dia 14 de setembro, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi abriu suas portas para receber toda comunidade de Santa Bárbara d'Oeste e região no evento “NEI
de Portas Abertas”. Na ocasião foram apresentados 108 projetos desenvolvidos pelos alunos pautados pelo tema “Transformando nosso mundo: Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.

A programação trouxe uma gama de atividades ricas em todas as áreas do conhecimento corroborando com a sua Proposta Pedagógica. O resultado não poderia ser outro: 2.500 pessoas marcaram presença e prestigiaram o evento. “É uma oportunidade única para que a família, pessoas que fazem parte do círculo de convivência dos alunos e comunidade local e regional conheçam o NEI da Fundação Romi, sua metodologia e proposta inovadora”, fala o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

A reação dos visitantes foi surpreendente ao serem provocados pelos alunos através das problemáticas apresentadas e conhecimento adquirido. Ficou evidente a proposta inovadora que
o NEI apresenta e o protagonismo demonstrado. Todo processo de investigação, pesquisa e elaboração do produto final pode ser identificado através da “Documentação Pedagógica” exposta, além dos relatos, fotos e imagens de todas as etapas dos projetos. “Vivenciar e poder demostrar todas as descobertas dos alunos em seus projetos e suas inquietações é algo que nos comove e nos impulsiona a buscar a cada dia nosso aprimoramento. Dar vez e voz às crianças e jovens é a grande conquista dos resultados e indicadores de qualidade que recebemos”, explica a diretora do Núcleo de Educação Integrada Ericka Vitta.

Esse ano, a novidade ficou por conta da participação do Infantil, Fundamental I e Ensino Médio, anos que passaram a fazer parte do NEI em 2019. “Durante o evento, conseguimos identificar nitidamente todo o processo de evolução de aprendizagem dos alunos, com os projetos desenvolvidos de acordo com o centro de interesse de cada grupo. Hoje podemos afirmar que a metodologia aplicada pelo NEI há mais de 25 anos é plena em toda Educação Básica”, avalia a diretora. “O propósito desse evento foi atingido. Nossos protagonistas tocaram cada visitante ao provocarem reflexões sobre a ação e responsabilidade que temos sobre nosso planeta”, finaliza Ericka.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP