Mais uma edição da Estação Artesanal promove artesãos e trabalhadores manuais neste final de semana na Estação Cultural da Fundação Romi.

Neste final de semana, 08 e 09 de setembro, a Estação Cultural da Fundação Romi realiza mais uma edição de sua feira de arte, cultura e gastronomia, a “Estação Artesanal”. A iniciativa, que visa o fomento da economia criativa e a valorização do artesão e do trabalhador manual, reúne mais de 50 expositores-comerciantes. A feira acontece no sábado, das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. A entrada é franca.

Os produtos expostos durante o evento passam por diversas áreas do artesanato. Costura criativa, marchetaria, crochê, bijuterias, cerâmica, feltro, esculturas em gesso, aplicação de pedraria, objetos decorativos e utilitários com ferraduras, EVA, MDF, cartonagem, arte hippie, acessórios infantis, mosaico e mandalas, além das delícias gastronômicas como: azeite aromatizado, bidus gourmet, salgados, doces e o tradicional acarajé baiano.

Por que comprar de quem faz? São inúmeras as respostas para esse questionamento. Ao adquirir um produto feito de maneira artesanal você movimenta a economia local, fortalece e incentiva os pequenos empreendedores, estimula a produção artesanal, além de adquirir objetos exclusivos feitos com um talento particular. “A feira de arte, cultura e gastronomia, 'Estação Artesanal', conta com mais de 50 artesãos na edição de setembro. Eles são moradores de Santa Bárbara d'Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré e Piracicaba. Com a proposta, conseguimos movimentar a microeconomia e realizar um intercâmbio cultural de, ao menos, cinco cidades da região”, fala Rosana de Abreu Lopes, Gestora Cultural da Estação Cultural da Fundação Romi.

Para o artesão Lucas Brancatti da Oslo Sketchbook, que participará pela terceira vez da Estação Artesanal, a expectativa é uma boa presença de público. “Acredito que por ser feriado prolongado será um sábado e domingo com um publico bom, já que as pessoas sempre procuram o que está acontecendo na área cultural da cidade. Com a realização da feira todo mês teremos a formação de público e, com isso, o incentivo pelo 'compre de quem faz'”.

Muitos artesãos inscreveram-se no Edital EC005, publicado em junho deste ano, para poderem participar da proposta e divulgarem seus trabalhos, como é o caso da artesã Karina Angolini. “Estou muito grata pela oportunidade de poder expor minha arte. Com a participação da edição de agosto conheci vários artesãos e criei novos contatos profissionais que já estão fazendo a diferença na minha carreira. Me inscrevi na feira com o objetivo de divulgar meu trabalho para mais gente e também criar novos vínculos com outros profissionais. E sim, meu objetivo está sendo alcançado”, conta.

Serviço – A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 08 e 09 de setembro. No sábado das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.