Orquestra Filarmônica Ninho Musical celebra os 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste.

O Teatro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste “Manoel Lyra” recebe, nesta quarta-feira, 12 de setembro, às 19h, a Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” e o Coral Infantojuvenil do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, celebra o bicentenário do município. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados, no guichê do teatro, 30min antes do início da apresentação.

A Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” é resultado do projeto “Ninho Musical”, uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi que, nesta edição, 2018, é apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical, destinada a iniciantes ou que já tenham vivência. Realizado desde 2010, já beneficiou mais de 800 participantes, oportunizando a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, os aprendizes têm acesse desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência.

“Esta apresentação, em comemoração aos 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste, é parte da programação da Oficina “Ninho Musical” e contará com a participação especial do Coral Infantojuvenil do Núcleo de Educação Integrada. No repertório estão músicas memoráveis. 'Asa Branca', representando nosso Brasil, 'Battle Cry of Freedom', em homenagem a imigração americana, 'Va, pensiero', em homenagem a imigração italiana, e, claro, 'Oh! Santa Bárbara Querida'”, conta o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

Ao lado no Ninho Musical, agrupando mais de 200 vozes, estará o Coral Infantojuvenil do Núcleo de Educação Integrada, formado por adolescentes, de 10 a 14 anos, alunos da escola da Fundação Romi. O Coral foi fundado em 1996, em comemoração ao Centenário do Comendador Américo Emilio Romi, e, sob a batuta do Maestro Paulo Bellan, passou a compor a grade curricular a partir de 1997, tornando-se, mais que uma disciplina, uma tradicional atração para a cidade de Santa Bárbara d’Oeste e região.

Serviço – O espetáculo da Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” com participação especial do Coral Infantojuvenil do Núcleo de Educação Integrada, acontece no Teatro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste “Manoel Lyra”, nesta quarta-feira, 12 de setembro, às 19h. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados, no guichê do teatro, 30min antes do início da apresentação. Vagas limitadas.