Alunos do Núcleo de Educação Integrada se apresentam na 2ª FLAAM neste domingo, 11 de novembro às 9h.

A 2ª Feira Literária e Artística de Americana (FLAAM) divulgou na última quarta-feira, 31 de outubro, a sua programação oficial. São 178 atrações, envolvendo escritores, contadores de histórias, artistas visuais, músicos, atores, entre outras expressões artísticas. A FLAAM tem entrada franca e ocorrerá no Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI) de Americana no dia 10 de novembro, das 18 às 21h30, e no dia 11 de novembro, das 9 às 18h. Confira a programação completa.

Organizada por Juliano Schiavo, Márcia Tomiyama e Isabela Oliveira, a FLAAM tem como objetivo contribuir com a difusão da literatura nacional, como também o estímulo à leitura. A feira busca ainda promover a união de diversas linguagens artísticas e servir de espaço para divulgação de artistas independentes.

Esta será a primeira vez que os alunos do Núcleo de Educação Integrada se apresentam em Americana. Serão duas intervenções no evento: o teatro e o canto coral. Nos esquetes teatrais, sob a orientação da Professora de Expressão Corporal, Marcia Cristina Reis de Araujo, e do Professor de Teatro, Denis G Ferreira Espanhol, os alunos encenarão “Mudança de Idade”, do autor Mia Couto, que relata o sentimento de um adulto sobre uma infância que não retorna; “Racismo”, compilação de poesias marginais para refletir sobre o preconceito racial; e, “Cidadão do Mundo”, peça composta pelos próprios alunos, durante as oficinas teatrais da escola, revelando o papel do cidadão a partir dos doze trabalhos de Hércules.

Já o Coral do Núcleo de Educação Integrada, sob a batuta do Maestro e Professor de Música, Paulo Bellan, apresentará um repertório eclético, trazendo melodias do erudito ao popular. Agrupando mais de 200 vozes, o Coral Infantojuvenil do NEI é formado pelos adolescentes, de 10 a 14 anos, alunos da escola da Fundação Romi. Fundado em 1996, em comemoração ao Centenário do Comendador Américo Emilio Romi, passou a compor a grade curricular da escola a partir de 1997, tornando-se, mais que uma disciplina, uma tradicional atração cultural para a cidade de Santa Bárbara d’Oeste e região.

Com mais de 190 textos inscritos, a FLAAM também promoveu um concurso literário cuja premiação será a publicação dos textos no e-book da FLAAM. Todo material foi analisado por uma comissão julgadora, sem que os autores dos textos (poesias e contos) fossem identificados. Dos inscritos, três alunos do NEI se destacaram e foram selecionados: Guilherme Gazeta, Lívia Martins e João Vitor Martines. Confira os selecionados.

Os alunos do Núcleo de Educação Integrada se apresentarão no domingo, 11 de novembro, a partir das 9h. A entrada é franca. A 2ª Feira Literária e Artística de Americana (FLAAM) acontece nos dias 10 de novembro, das 18 às 21h30, e 11 de novembro, das 9 às 18h. O CIVI Americana – Centro de Integração e Valorização do Idoso fica à rua Maj. Rehder, 650, Centro, Americana – SP. Mais informações podem ser obtidas através do site do evento: www.flaam.com.br.