Fundação Romi lança a 2ª edição do livro “Santa Bárbara d'Oeste 200 anos” nesta segunda-feira, 03 de dezembro, com sessão de autógrafos.

Praça Central - fotógrafo Ricardo Pereira Martins

Nesta segunda-feira, 03 de dezembro, a partir das 19h30, no espaço de convivência do Núcleo de Educação Integrada, a Fundação Romi lança oficialmente a 2ª edição do livro “Santa Bárbara d'Oeste 200 anos”. O evento, fechado para imprensa e convidados, com direito à sessão de autógrafos do autor José Pedro Martins e do fotógrafo Ricardo Pereira Martins, marca as celebrações do bicentenário do município comemorado em 04 de dezembro.

A obra é uma iniciativa da Fundação Romi, apresentada pelo Ministério da Cultura sob a proponência da Editora Kongo, patrocinada pela DENSO do Brasil e Indústrias Romi através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste.

A narrativa textual do livro foi construída pelo renomado escritor José Pedro Martins. Já a imagética coube ao premiado fotógrafo Ricardo Pereira Martins. “Este projeto mostra a trajetória de nossa cidade e celebra seus 200 anos”, conta o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti. “O lançamento da obra reitera nosso compromisso com nosso município: promover o desenvolvimento social e humano através da Educação e Cultura. Nada melhor que oportunizar o acesso a livros e à nossa história, sobretudo, às crianças, adolescentes e jovens escolares”.

Vainer Penatti conta ainda que os livros não serão comercializados, mas sim, disponibilizados gratuitamente, via Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, para os espaços públicos municipais e todas as bibliotecas de escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste. Alguns exemplares também disponibilizados à Indústrias Romi e à DENSO do Brasil, que viabilizaram esta ação através de incentivo fiscal, para que seus colaboradores e parceiros também tenham acesso à obra “Santa Bárbara d'Oeste 200 anos”.

“José Pedro Martins, autor da edição publicada em 2007, revisitou seu próprio texto após 10 anos e o atualizou com maestria. Também importante e valiosa escolha foi o fotógrafo Ricardo Pereira Martins. Queríamos retratar nossa cidade como ela, efetivamente, merece. E conseguimos. Eu e Sandra Edilene de Souza Barboza, Coordenadora do nosso Centro de Documentação Histórica, estamos trabalhando neste livro desde o final de 2016. Atuamos intensamente, junto ao autor e ao fotógrafo, para contextualizá-los historicamente acerca do município, principais trechos, pontos e narrativas que estão valorizados nesta nova edição, além de todo o trabalho de revisão histórica dos textos e contextos desta nova obra. Esperamos que todos se surpreendam com o resultado”, conclui o Superintendente da Fundação Romi e também Coordenador Geral do Projeto.

Sobre o autor José Pedro Martins

José Pedro Soares Martins é jornalista e escritor, autor de livros em meio ambiente, história, cidadania e cultura. São vários títulos relacionados a questões da Região Metropolitana de Campinas, como "A luta pela água nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari" (Editora EME, 1993, com João Jerônimo Monticelli), "Agenda 21 Municipal na Região Metropolitana de Campinas" (Editora Komedi, 2002), "Sumaré dá volta por cima" (Komedi, 2003), "Fundação Romi - 50 anos" (Komedi, 2007), "História de Santa Bárbara D'Oeste" (Komedi, 2007) e "Região Metropolitana de Campinas - Do nascimento à maturidade" (Agemcamp, 2008). Coordenou a Agenda 21 da Região Metropolitana de Campinas e o Fórum Regional do Meio Ambiente no SESC-Campinas (com José Ildefonso Martins). Recebeu entre outros prêmios: International Media Awards (Genebra, Suíça, 1992 e 1995), Prêmio Ethos de Jornalismo (2003), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), Prêmio INEP de Jornalismo (2017), Prêmio ABAG-Ribeirão Preto de Jornalismo (2017) e Prêmio de Jornalismo Cidades Iberoamericanas de Paz (2018).

Sobre o fotógrafo Ricardo Pereira Martins

Ricardo, que é fotógrafo e jornalista de formação, se dedica a fotografar a natureza desde 2002, em especial aves. Segundo ele, uma das intenções é mostrar emoção e as expressões dos diferentes animais fotografados. Porém, nesse último trabalho Martins se dedicou a fotografar espaços públicos utilizando imagens com movimento corporais, cores e formas. Martins já fez trabalhos internacionais para o National Geographic e é vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria de melhor fotografia.