Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nortearão o tema gerador dos alunos do Núcleo de Educação Integrada em 2019.

Em sincronia com a pauta global, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi adotou, para 2019, como tema gerador dos desafios, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados em 2015, pelos países membros das Nações Unidas (ONU), os quais visam estabelecer uma agenda global para equilibrar desenvolvimento econômico e proteção do planeta. “A escola tem papel fundamental na co-formação do senso crítico dos alunos, em contribuir com essa agenda e em buscar o engajamento dos estudantes na temática. Nossos professores, aptos a proporem pautas de acordo com os centros de interesse dos alunos, inserem em suas discussões momentos de reflexão e oportunizam aos estudantes que compreendam sua parcela de responsabilidade nesta importante discussão”, afirma Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada.

“A metodologia dos temas geradores é capaz de ressignificar a prática educativa”, pontua Ericka. O teor de conscientização dos temas geradores e das reações socioculturais que este pode gerar no aluno ou no grupo traz sentido e significado ao aprendizado, por isso, tornam-se “geradoras” de conhecimento. “Geradoras de práxis (ação-reflexão-ação), de conscientização, de valorização pessoal e humana, de libertação”, pondera.

Neste contexto, “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, pautado pela Organização das Nações Unidas, traz um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. São objetivos e metas que estimularão as ações para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. “O que impacta diretamente em todos os nossos alunos, desde a educação infantil ao ensino médio. Por isso a escola tem fundamental importância nisso. Por isso a Agenda 2030 é o grande guarda-chuva da organização político-pedagógica do NEI para 2019. Além de direcionar a proposta do ano, o tema vai disparar tanto os projetos reflexivos quanto as atividades dos alunos nos desafios”, ressalta.

Segundo a ONU uma série de instituições de ensino adotaram esta pauta – inclui-se aqui o Núcleo de Educação Integrada e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. “Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. A Plataforma Agenda 2030, que pode ser acessada pelo link http://www.agenda2030.com.br/, é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva”.