Publicado em 14/08/2019

Ação “mamaço” faz parte do Agosto Dourado, e acontecerá na Estação Cultural da Fundação Romi, dia 18 de agosto às 9h.

Estamos entrando no "Agosto Dourado", mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019 é “Empoderar Pais e Mães, Favorecer a Amamentação”, e um grupo de pessoas voluntárias, com o objetivo em conscientizar sobre a importância do leite materno para o bebê e os benefícios da amamentação para a saúde da mulher, realizará no dia 18 de agosto, domingo, às 9h, na Estação Cultural da Fundação Romi, o 1º Mamaço em Santa Bárbara d'Oeste.

A expressão “mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional e que depois originou, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”. Já no Brasil iniciou-se em 2012, na Semana Mundial de Aleitamento Materno. “Em nosso município a 'Hora do Mamaço' está sendo organizado por um grupo de pessoas voluntárias e independentes que se sensibilizam pelo ato de amamentar e consideram o tema de extrema importância”, conta a Assistente Social, Jaqueline Priscila Gonçalves Domezi.

Há regras para inscrever a cidade que participará, conforme consta na página oficial do evento. O local escolhido para abrigar a proposta deve ser público e turístico; é um evento sem fins lucrativos e com intuito social de levar informações e chamar atenção para o aleitamento materno à sociedade, portanto, é importante também que não seja ligado a partidos e/ou políticos do local. “Santa Bárbara está no calendário do evento nacional, somos a 46ª cidade a cadastrar a realização da ação. O mamaço será às 09h, então fica o convite para as pessoas que queiram participar, finaliza Jaqueline.

Serviço – O “mamaço”, em celebração ao Agosto Dourado, acontece no dia 18 de agosto, domingo, às 9h, na Estação Cultural da Fundação Romi. Demais informações acerca da programação cultural, como oficinas e eventos, podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.