Educadores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi participam de curso de formação

Educadores do NEI participam de capacitação com Themaeducando

A postura passiva dos estudantes no processo educativo tem sido criticada severamente nas últimas décadas por pesquisadores e estudiosos da área. O modelo centrado em aulas expositivas, lousas demarcadas, ambientes fechados, memorização e repetição de exercícios não atendem mais as exigências contemporâneas. O século XXI tem desafiado a encontrar respostas para inúmeros problemas seja na esfera social, ambiental ou política. O mundo do trabalho também passa por transformações nunca imagináveis, assim, cabe a escola se reinventar para atender tamanhas demandas.

O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi nasce com esse perfil inovador na década de 90 e se mantem vanguarda educacional proporcionando aos alunos uma formação sólida que os coloca no centro do processo educativo.

Inverter o processo educativo colocando o aluno como protagonista não é algo simples de ser aplicado, requer um investimento pessoal e institucional bastante significativo. No NEI, a formação continuada dos educadores é um dos pilares que sustentam a qualidade de ensino que oferece. Dentre as inúmeras oportunidades de crescimento profissional, destaca-se esse ano as contribuições do grupo Diálogos e Conexões com estudo sobre o “Espaço, como terceiro educador”.

Esse tema é considerado fundamental no processo educativo e tem sido mola propulsora de muitos estudos para todo corpo docente. O espaço que os alunos convivem e interagem são fundamentais para estimular a curiosidade e despertar situações no dia a dia, contribuindo para o aprendizado, o desenvolvimento estético e cientifico nos alunos. Durante os encontros a troca de conhecimentos e informações, contribuem para que o NEI esteja sempre com o espaço totalmente explorado e preparado para fortalecer e enriquecer como terceiro educador. “O ambiente físico está ligado ao processo de estímulo e desenvolvimento da criança. O espaço tem que ser educativo. Nossas crianças, adolescentes e jovens estão em formação plena e, a escola, precisa estar atenta a essas necessidades. É exatamente isso que fazemos no Núcleo de Educação Integrada”, explica a diretora do NEI Ericka Vitta.

Espaço físico, para muitos, é só um espaço. Para quebrar esse paradigma, é necessário transformá-lo em ambiente. Isso ocorre quando há relações de cumplicidade, de respeito e de pertencimento. Há de se estabelecer vínculo, de se relacionar intimamente com ele, para se construir e conquistar ambientes interativos concebidos. “É fundamental que as crianças, adolescentes e jovens se sintam como parte do local que vivem e convivem. Para isso, sempre pensamos e construímos um ambiente acolhedor, favorecendo a abordagem ativa e participativa. A partilha de conhecimento dos educadores do Themaeducando com os professores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi vem a somar com o trabalho que já realizamos”, finaliza Ericka.