Visita ao Memorial da Ferrovia, que fica no complexo cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, pode ser feita de terça a domingo

Público vista o Novo Memorial da Ferrovia

A Estação Cultural da Fundação Romi, espaço plural e multicultural, após período de revitalização está com seu novo Memorial de Ferrovia aberto, desde julho deste ano, a comunidade de Santa
Bárbara d'Oeste e região para visitação de terça a sexta, das 09 às 18 horas, sábado, das 08 às 17 horas e domingo, das 08 às 12 horas. É uma ótima opção para um passeio em família, já que não há censura de idade.

A nova roupagem do complexo cultural da Estação Cultural foi através do projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Ferroviário de Santa Bárbara d’Oeste”, uma iniciativa da Fundação Romi, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A proposta oportuniza que tanto o prédio da estação ferroviária quanto o Memorial da Ferrovia da Estação Cultural estabeleçam uma relação dialógica com o público visitante e com a cidade. O contexto da urbanização, a simbologia do progresso com a chegada dos trens, o protagonismo da estação em fatos históricos, personalidade e anônimos que chegaram e partiram, curiosidades sobre rotinas e tempos, se mantem vivos no espaço.

A Fundação Romi, mantenedora da Estação Cultural, tem destinado investimentos constantes à realização de serviços de manutenção e conservação, com o propósito de prolongar o tempo de vida da edificação, seu bom funcionamento e uso. “O projeto modernizou o Memorial da Ferrovia, com o intuito de difundir a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade e região, além de ser uma opção turística para Santa Bárbara d'Oeste e receber visitas espontâneas ou para educação patrimonial a estudantes das escolas da cidade e região”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

O espaço da Estação Cultural da Fundação Romi recebe em torno de 20 mil pessoas por ano com a programação que é oferecida, de forma gratuita. “O novo Memorial da Ferrovia soma ao trabalho que desenvolvemos com oficinas de formação e sociais, eventos que visam o fomento da economia criativa e geração de renda”, fala a assistente cultural da Estação Cultural Rosana de Abreu Lopes. “Além da viagem ao tempo, visitar o Memorial da Ferrovia contribui no enriquecimento cultural e histórico de cada visitante. Também quem vem ao nosso espaço pode levar uma bela lembrança para casa, tirando uma foto em nosso totem de Maria Fumaça”, finaliza Rosana.

Quem assina a coordenação técnica do projeto é a historiadora e coordenadora do Centro de Documentação Histórica- CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza. “ Toda pesquisa, levantamento de dados e fontes que usamos para planejar e executar o projeto está disponível no site da Fundação Romi, dentro da Estação Cultural. Há um espaço com documentos sobre a 'História da Estação Ferroviária de Santa Bárbara', 'Fontes para história da ferrovia', 'O Memorial da Ferrovia', 'Objetos do Acervo do Memorial', 'Revitalização da Estação Ferroviária' e 'Linha do Tempo', todo acervo disponível para visitação e download”, pontua Sandra.

Serviço - Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste. O material do Memorial da Ferrovia pode ser acessado na aba MEMORIAL DA FERRVOIA no site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural.