Publicado em 25/11/2019

Caio Camargo Moreno, aluno do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, recebe Moção de Aplauso e Premiação da EPTV

Da esquerda para direita: Ericka, diretora, Joi Fornasari, vereador, aluno Caio o e coordenadora Wallesandra.

A última semana foi de reconhecimento e premiação ao aluno CaioCamargo Moreno, do 9º ano, professora de Produção Textual Ana Maria Favarelli e Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. Na última terça-feira, dia 19 de novembro, durante a 43ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, Caio recebeu Moção de Aplauso de autoria do Vereador Joi Fornasari, o Núcleo de Educação Integrada pelo trabalho que desenvolve em Santa Bárbara d’Oeste há mais de 20 anos, e a professora Ana Maria pelo auxílio à conquista do Caio, a terceira colocação no concurso de redação “EPTV na Escola” edição 2019.

Na apresentação da Moção de Aplauso, o vereador Joi Fornasari parabenizou a família, o Núcleo de Educação Integrada, a professora Ana Maria e o aluno Caio. “No mundo de hoje a maioria das pessoas e das crianças não querem mais saber de leitura e de escrever, ficam só em celulares e computadores abreviando e 'matando' nosso português. E o Caio participou do concurso de redação promovido pela EPTV, e está aqui para incentivar as pessoas que tem que ler, tem que escrever. Então quero parabenizar você, Caio, e desejar sucesso. É o primeiro passo, de muitos, que você está dando, e com certeza essa criatividade sua vai favorecer suas conquistas”, discursou o vereador.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer pela oportunidade de estar aqui. Queria agradecer a instituição por proporcionar e dar condições para que conseguisse essa conquista”, enfatizou Caio Camargo Moreno durante discurso na Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste. “Esta é uma forma de mostrar que a educação ainda está viva, que a escrita e leitura continuam importantes na nossa sociedade na atualidade”, finalizou durante agradecimento.

Da esquerda para direita: coordenadora Magda, professora Ana Maria, aluno Caio e diretora Éricka.

Na sexta-feira, dia 22 de novembro, aconteceu a cerimônia premiação da EPTV Campinas aos dez primeiros colocados do concurso de redação, no Thermas Water Park, na cidade de São Pedro. Foram mais de 90 mil participantes das praças de Campinas, Ribeirão Preto, Central (São Carlos) e Sul de Minas. Só em Campinas foram mais de 31 mil concorrentes, e Caio Camargo Moreno ficou com o 3º lugar.

Este ano o tema da redação foi “Quando a Mentira Parece Verdade” e debateu as Fake News. Com o título “Verdades Líquidas”, Caio contou com orientação de Ana Maria Favarelli, Educadora no NEI. Durante a entrega dos prêmios, do 1º ao 10º colocado ganharam um televisor HD; professores orientadores dos finalistas um Kindle; diretor da escola do 1º colocado um Kindle e a escola do 1º colocado um data show, além do certificado de participação e classificação no concurso, foi destacada a estrutura e montagem da redação de Caio, que utilizou como fonte de pesquisa o filósofo polonês Zygmunt Bauman, grande estudioso da sociedade atual e autor da teoria “Modernidade Líquida”.

Tanto Caio quanto Ana Maria afirmam que o texto, de gênero opinativo, foi com muito embasamento, construindo e se tornando uma tese. “ Uma ideia principal com outras ideias que circundam, Caio conseguiu compreender e colocar no texto, após leitura e pesquisa”, explica a professora Ana Maria. “Deixei bem claro que não se produz um texto opinativo se você não tem uma tese. Acredito que ensinar redação é fazer os alunos pensarem, e a redação do Caio é de um ser pensante”, finaliza.

De acordo com informações o site oficial da EPTV, o objetivo do projeto “EPTV na Escola” é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal, e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.