Publicado em 27/12/2019

Ofertadas durante 2019, com 27 opções, Oficinas Culturais Temporárias da Estação Cultural beneficiam 250 pessoas

Dentro das ações voltadas a geração de renda e fomento da economia criativa, a Estação Cultural da Fundação Romi ofereceu, em 2019, 27 oficinas culturais temporárias. Foram beneficiadas 250 pessoas, que aprenderam técnicas variadas de trabalhos manuais, desde macramê até marchetaria.

Além da população de Santa Bárbara d'Oeste e região ter a oportunidade em aprender, de forma gratuita, uma nova técnica manual, também fomenta a economia criativa e geração de renda ao contratar os artesãos para serem oficineiros culturais. “A Economia Criativa cria produtos e/ou serviços usando materiais, mãos e intelecto. É uma ferramenta transformadora, pois contribui no desenvolvimento econômico e social “, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

Em relação aos empregos em economia criativa, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os bens e serviços culturais participam aproximadamente 7% do PIB mundial, e há expectativas de crescimentos anual entre 10% e 20%. Segundo informações de uma matéria veiculada pelo site do Estadão, em julho de 2018, os dados mais recentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2015 o setor cultural movimentou R$R$155 bilhões no Brasil, ou 2,64% do Produto Interno bruto (PIB). Cerca de 850 mil profissionais trabalham na área, segundo o banco.

Trazendo a linha de atuação próxima da realidade, o prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Denis Andia, sancionou, no dia 09 de outubro de 2019, a Lei Municipal nº 4.112, de autoria do vereador Celso Ávila, que institui a “Semana Municipal do Artesão” e o “Dia do Artesão”. O ato ocorreu no Gabinete do prefeito e contou com a presença do autor da lei, além de artesãos do município. A Semana Municipal do Artesão será realizada anualmente, na semana que compreender o dia 19 de março, Dia Municipal do Artesão, a partir de 2020.

A Estação Cultural da Fundação Romi continuará desenvolvendo o trabalho voltado para o fomento da economia criativa e geração de renda em 2020, com edições mensais da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia e realizações de oficinas culturais temporárias.