agenda completa
Oficinas Culturais

Se estiver procurando uma data específica, use a barra abaixo para encontra-lá! Basta clicar sobre ela.

a 28/12

Projeto Ninho Musical

O Ninho Musical é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi e, nesta edição, 2019, será apresentado pelo Ministério da Cultura e Indústrias Romi, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Realizado desde 2010, já beneficiou mais de 800 participantes, oportunizando a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens.

A oficina cultural Ninho Musical abrange aulas práticas de instrumentos musicais, teoria musical, leitura e interpretação de partituras, compreensão de regência, além de cuidados com o instrumento e afinação.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, a oficina emprega como metodologia de ensino-aprendizagem a aplicação de desafios, cuja finalidade é instigar a curiosidade no aprendiz, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Por fim, o ápice da formação dos aprendizes é a constituição da Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30 às 10h30. A oficina é gratuita.

Terça das 19 às 22 horas
Sábado das 07h30 às 10h30

a 14/12

Capoeira Socioeducativa

Nas aulas do projeto Capoeira Socioedutuva além de gingar, cantar e jogar os participantes aprendem também o maculelê, uma das vertentes dessa cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte.
As inscrições estão abertas para quem quer participar do projeto. Os encontros acontecem aos sábados, das 11 às 13 horas, para todas as idades.

Sábados das 11 às 13 horas

Ver Lista