O nosso tempo é de transição, e a nossa geração é transiente. Nossa tarefa é viver uma "temporada de projetos", na qual é impossível utilizar os velhos parâmetros e valores pedagógicos, arquitetônicos, éticos, sociais e educacionais, e na qual, assim, torna-se essencial aventurar-se no novo e fazer planos para futuros reais. Embora seja, com certeza, um momento de potencial desorientação e confusão, de incertezas muito difusas e contradições, é também um momento emocionante, rico de possibilidades.
Carla Rinaldi
É um processo que torna o trabalho pedagógico visível e passível de interpretações, diálogo, argumentação e compreensão.
A documentação pode ser realizada com a utilização de diversas estratégias: registros do diálogo dos alunos, das atividades que executam, fotografias, vídeos e gravações de áudio. Desta forma, é proporcionado às crianças uma importante oportunidade de repensar, refletir, interpretar e estruturar seu conhecimento. Para a família, a documentação pedagógica é um meio de aproximá-los das vivências, do desenvolvimento do aluno e do trabalho realizado pela escola.
A documentação proporciona aos pais uma extraordinária oportunidade, pois lhes dá a possibilidade de saber não só o que seu filho está fazendo, mas também como e por quê, conhecendo o significado que a criança dá ao que faz e o significados compartilhados com as outras crianças.
Carla Rinaldi