NEI - Núcleo de Educação Integrada

Fale conosco

19 3499-1553

Av. Monte Castello, 1095
Santa Bárbara d’Oeste - SP

Av. João Ometto, 118
Santa Bárbara d’Oeste - SP

SELECT * FROM nei_paginas WHERE url = 'ensinos/ensino-fundamental-1/metodologia'

Metodologia


Com base em mais de 65 anos de Fundação Romi, o NEI cultiva a formação dos valores e da cidadania em um ambiente de respeito, solidariedade e responsabilidade, onde seu filho aprende uma educação global em um período integral.

O NEI utiliza as metodologias ativas e a interdisciplinaridade, que enriquecem ainda mais o trabalho por projetos, levando a criança a perceber que problemas da vida real só serão solucionados com integração do saber. Cada grupo entre seus pares decide qual a melhor forma de trabalhar, pesquisar e ressignificar o conhecimento proposto. Os educadores são mediadores no processo da aprendizagem e estimulam as descobertas nos pequenos e grandes grupos, os quais passam a ser multisseriados a partir do 2º ano do Ensino Fundamental 1.

A possibilidade do atendimento em período integral amplia a experimentação, a criação e imaginação, com áreas que despertam o interesse e favorecem o desenvolvimento da autonomia através das investigações.
O nosso tempo é de transição, e a nossa geração é transiente. Nossa tarefa é viver uma "temporada de projetos", na qual é impossível utilizar os velhos parâmetros e valores pedagógicos, arquitetônicos, éticos, sociais e educacionais, e na qual, assim, torna-se essencial aventurar-se no novo e fazer planos para futuros reais. Embora seja, com certeza, um momento de potencial desorientação e confusão, de incertezas muito difusas e contradições, é também um momento emocionante, rico de possibilidades.
Carla Rinaldi

Portfólio


É um processo que torna o trabalho pedagógico visível e passível de interpretações, diálogo, argumentação e compreensão.

A documentação pode ser realizada com a utilização de diversas estratégias: registros do diálogo dos alunos, das atividades que executam, fotografias, vídeos e gravações de áudio. Desta forma, é proporcionado às crianças uma importante oportunidade de repensar, refletir, interpretar e estruturar seu conhecimento. Para a família, a documentação pedagógica é um meio de aproximá-los das vivências, do desenvolvimento do aluno e do trabalho realizado pela escola.

A documentação proporciona aos pais uma extraordinária oportunidade, pois lhes dá a possibilidade de saber não só o que seu filho está fazendo, mas também como e por quê, conhecendo o significado que a criança dá ao que faz e o significados compartilhados com as outras crianças.
Carla Rinaldi

Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.