Projeto de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões. É um exercício constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, nossas descobertas, valores, escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando nossa percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida.
José Moran

A juventude, como condição sócio-histórico-cultural de uma categoria de sujeitos, necessita ser considerada em suas múltiplas dimensões, com especificidades próprias que não estão restritas às dimensões biológica e etária.
Ao longo dos 3 anos do Ensino Médio o “Projeto de Vida” leva a um processo de reflexão, que tem por objetivo, levar o indivíduo a refletir e analisar todos os aspectos relacionados ao que ele é, e o que ele quer “SER/TER/FAZER", num projeto de vida futura. É pensar na sua trajetória histórica, e a partir dela, desenhar sua identidade profissional.
As oportunidades de trabalhar em equipe, observação de vivências diversas, autoconhecimento e ampliação das referências contribuem para que os estudantes reflitam, conectem-se com sua identidade e aspirações e ampliem sua capacidade de planejar e conquistar objetivos pessoais, acadêmicos e sociais.