I Encontro de Educadores - 2001

“Diga-me e eu esquecerei,ensina-me e eu lembrarei,
envolva-me e eu aprenderei.”Benjamin Franklin (1706-1790)

Projetos:
Tornando prazerosa a obrigação de aprender.

Oficinas

1- A Lógica Matemática no Ensino Fundamental

A fundamentação teórica desta oficina está no desenvolvimento do raciocínio por meio de histórias lógicas que levam o aluno à organização das informações recebidas, à interpretação dessas informações e à procura da solução do desafio apresentado.

  • Dia 25/07, quarta-feira, das 8h00 às 11h00 (Rosana Rosolen)
  • Público: Professores de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental
  • Dia 25/07, quarta-feira, das 14h00 às 17h00 (Maria de Fátima B. André)
  • Público: Professores de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental

2- Os Jogos e a sua contribuição para os processos de aprendizagem

A importância do ensino dos jogos e sua construção. O valor formativo dos jogos e a conveniência de se usar o jogo na sala de aula.

  • Dia 26/07, quinta-feira, das 8h00 às 11h00 (Rosana Rosolen)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 14h00 às 17h00 (Maria de Fátima B. André)
  • Público: Coordenadores e professores do Ensino Fundamental

3- Atividades Lúdicas no ensino de inglês

Jogos e brincadeiras que ajudam a desenvolver as habilidades no aprendizado da língua inglesa (listening, speaking, reading, writting).

  • Dia 25/07 quarta-feira das 8h00 às 11h00 (Silvia Helena Azanha de Araújo)
  • Dia 26/07 quinta-feira das 14h00 às 17h00 (Nanci Renata Fracetto Manfrin)
  • Público: Coordenadores e professores de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental

4- A integração da língua estrangeira ao projeto pedagógico da escola

Como o estudo da língua estrangeira pode ser inserido em projetos desenvolvidos pela escola.

  • Dia 25/07, quarta-feira, das 14h00 às 17h00 (Nanci Renata Fracetto Manfrin)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 8h00 às 11h00 (Silvia Helena Azanha de Araújo)
  • Público: Coordenadores e professores de Língua Estrangeira

5- Sua voz  instrumento de trabalho: aprenda a usá-lá

Exercícios que ajudam a prevenir distúrbios vocais. Trabalhar a respiração e a vibração dos músculos envolvidos na fala, conseguindo-se a entonação ideal para a sala de aula.

  • Dia 26/07, quinta-feira, das 14h00 às 17h00 (Maestro Paulo César Bellan)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 8h00 às 11h00 (Maestro Paulo César Bellan)

6- O computador como ferramenta para enriquecer seu trabalho na sala de aula

Utilização do computador como ferramenta para o desenvolvimento dos projetos da escola, numa prática construtivista. Muito mais do que receitas prontas, essa oficina pretende mostrar ao profissional da Educação como, bem utilizado, o computador pode ser um excelente auxiliar do professor nas aulas, diminuindo seus receios em relação à tecnologia.

  • Dia 25/07, quarta-feira, das 8h00 às 11h00 (Adriana Barbosa)
  • Dia 25/07, quarta-feira, das 14h00 às 17h00 (Sílvia Maria Boaretto da Silva)
  • Dia 26/07, quinta-feira, das 8h00 às 11h00 (Adriana Barbosa)
  • Dia 26/07, quinta-feira, das 14h00 às 17h00 (Sílvia Maria Boaretto da Silva)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 8h00 às 11h00 (Adriana Barbosa)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 14h00 às 17h00 (Sílvia Maria Boaretto da Silva)

Público: Coordenadores, professores do Ensino Fundamental e outros profissionais de Educação

7- O trabalho com projetos nas séries iniciais do Ensino Fundamental - o prazer de compartilhar aprendizagens, entre quem ensina e quem aprende

Trabalhando na interdisciplinaridade de conhecimentos, as crianças tornam-se co-responsáveis na busca de conhecimentos, aprendendo a aprender

  • Dia 26/07, quinta-feira, das 8h00 às 11h00 (Sueli Torres)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 14h00 às 17h00 (Sueli Torres)

Público: Professores de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental

8- O trabalho com projetos e a conquista da auto-estima pelo aluno

Como o trabalho através de projetos possibilita ao aluno o desenvolvimento de seus potenciais latentes sobretudo de expressão e criatividade.

  • Dia 25/07, quarta-feira, das 14h00 às 17h00 (Sueli Torres)
  • Dia 27/07, sexta-feira, das 8h00 às 11h00 (Sueli Torres)

Público: Coordenadores Pedagógicos e professores do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Arquivo:

  • • Número de Participantes nas Oficinas Educacionais 2001
  • • Depoimentos de Educadores que participaram das Oficinas Educacionais
  • • Avaliação das Oficinas Educacionais
  • Fundação Romi - Copyright ® 2009 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade