agenda completa
Oficinas Culturais

Se estiver procurando uma data específica, use a barra abaixo para encontra-lá! Basta clicar sobre ela.

a 31/12

Projeto Ninho Musical

O Instituto CCR e a Estação Cultural da Fundação Romi estão juntos na edição 2017 do projeto Ninho Musical que, desta vez, conta com o patrocínio da CCR AutoBAn por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical destinado àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas, iniciantes ou que já tivessem vivência na área. Realizado desde 2010 e tendo beneficiado aproximadamente 600 pessoas, o projeto, que já recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste.

A oficina cultural Ninho Musical abrange aulas práticas de instrumentos musicais, teoria musical, leitura e interpretação de partituras, compreensão de regência, além de cuidados com o instrumento e afinação.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, a oficina emprega como metodologia de ensino-aprendizagem a aplicação de desafios, cuja finalidade é instigar a curiosidade no aprendiz, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Por fim, o ápice da formação dos aprendizes é a constituição da Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30 às 10h30. A oficina é gratuita.

Terça das 19 às 22 horas
Sábado das 07h30 às 10h30

a 08/12

Capoeira Socioeducativa

Contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar através da prática da Capoeira, tendo por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade e cidadania, por meio da valorização dessa cultura que congrega arte e esporte. Com esse objetivo a Estação Cultural, mantida pela Fundação Romi, realiza em 2018, mais uma vez, a oficina Capoeira Socioeducativa, ministrada pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte.

Voltado prioritariamente às crianças e adolescentes, a Oficina de Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Nos encontros, com duas horas de duração, os alunos têm acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos, conscientiza-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar. Inserido em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, o aluno sente-se parte do todo. É esta atmosfera salutar que vem a contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar.

Sábados das 11 às 13 horas

a 17/08

Inscrições Mosaico e Patchaplique em 3D

Oficinas de Patchaplique 3D e Mosaico estão com inscrições abertas na Estação Cultural da Fundação Romi

Visando o fomento da economia criativa e geração de renda, a Estação Cultural da Fundação Romi oferece mais duas oficinas de artesanato. Agora é a vez das técnicas de Mosaico e Patchaplique. As atividades são uma ótima oportunidade para aqueles que buscam iniciar nessas artes. As inscrições para as oficinas começam nesta sexta-feira, dia 20 de julho. Oficina de Mosaico será oferecida aos sábados, das 08 às 11 horas, a partir de 18 de agosto e, a oficina de patchaplique 3D acontecerá às terças-feiras, das 13h30 às 16h30 a partir de 21 de agosto.

Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, a partir de 03 de julho, na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações podem ser acessadas através do site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.

a 31/08

INSCRIÇÕES OFICINA DE CROCHÊ

Com o foco no fomento da
economia criativa e geração de renda, a Estação Cultural da Fundação Romi abre
inscrição para oficina de crochê, técnica artesanal que, segundo historiadores,
tem origem na pré-história. Os encontros acontecerão aos sábados, a
partir do dia 01 de setembro, das 13 às 15 horas, sob a orientação da artesã
Marcia Euzébio. Serão 15 vagas, destinadas para pessoas a partir de 12 anos.

Os interessados devem
realizar suas inscrições, presencialmente, a partir de 07 de agosto, na Estação
Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e,
aos domingos, das 8h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida
Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP.
www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser acessadas no site do
projeto, através do link www.fundacaoromi.org.br
ou pelos
telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

a 14/09

INSCRIÇÃO PARA OFICINA DE BORDADOS

A Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para mais uma de suas Oficinas Livres. Desta vez o foco será em técnicas de bordado manual. A “Oficina de Bordado Manual”, da artesã e voluntária Marlene Bizetto, é gratuita e as vagas são limitadas a 15 participantes. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, a partir de 14 de agosto, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Os encontros, com início em 14 de setembro, serão às sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

O objetivo da oficina é levar o participante a conhecer as práticas do bordado que poderão ser utilizadas na customização de roupas, na confecção de peças decorativas e de bijuterias. É uma da oportunidade aos que buscam aprender uma nova arte e também àqueles que querem aprofundar os conhecimentos e expandir os negócios no ramo de artesanato.

TODA
QUA e SEX

Oficina de Judô Socioeducativo

Voltada para crianças e adolescentes, a Oficina de Judô Socioeducativo tem como objetivo o fortalecimento de convivência e de vínculos.

Turma A das 09h às 10h20
Turma B das 13h10 às 14h10
Turma C das 14h10 às 15h10

TODA
QUA e SEX

Judô Socioeducativo

Desde 2012 a Fundação Romi realiza o projeto Judô Socioeducativo, na Estação Cultural, em parceria com a Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA). Desde 2015 conta com a apoio, através de convênio, do Fundo Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara d’Oeste do Conselho Municipal de Assistência Social da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste, que viabiliza o projeto. Em 2018 as atividades retornaram no dia 24 de janeiro.

Destinado às crianças e adolescentes de 05 a 17 anos de idade, o projeto tem aplicação no contra fluxo escolar, a fim de diminuir o tempo de exposição dos beneficiários às ruas e seus possíveis riscos e vulnerabilidade. Somando isso aos benefícios que o esporte oferece, a criança e o adolescente terão seus vínculos comunitários fortalecidos. O esporte é hoje uma profissão promissora e com reais perspectivas de crescimento no Brasil e no exterior. Portanto, além de levar as crianças a mais uma oportunidade para se inserir na nossa sociedade, o programa também desperta o interesse pela prática desportiva, hábito que quando adquirido nesta faixa etária acompanha o individuo por toda a vida.

Quartas e sextas
Das 09 às 10h20
13h10 às 14h10
14h10 às 15h10

TODO
SAB

Oficina de Capoeira

A oficina de Capoeira é ministrada pelo contramestre Motta Junior e tem como essência a valorização desse misto de arte e esporte.

das 10h30 às 12h30

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP