Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 28/08/2019

Sarau da FLAAM acontece na Estação Cultural da Fundação Romi e conta com a participação dos alunos do Núcleo de Educação Integrada




O grupo de teatro do Núcleo de Educação Integrada apresenta-se às 18h no Sarau da FLAAM. O evento, que acontece no dia 31 de agosto, sábado, a partir das 15 horas, na Estação Cultural da Fundação Romi, tem entrada franca e conta com 27 apresentações culturais, 29 escritores, 19 expositores, duas editoras, o projeto “Semear Conhecimentos” com dezenas de atrações além de uma exposição de artesanatos com mais de 30 artistas.

O Professor de Expressão Corporal do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, Denis Espanhol, conta que a participação do grupo teatral do NEI no Sarau da FLAAM será com a reapresentação do esquete “Terras Longes, Corpos Distantes”, vencedor da edição 2019 do “Recitar – a palavra em Verso Vivo” promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste.

“De coautoria de Gabriel Ramos e interpretação de Caio Moreno – ambos são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do NEI – o esquete conta um pouco acerca da migração nordeste-sudeste, de como a população nordestina deixa sua terra natal em rumo à capital paulista em busca de uma vida melhor, mas descobrem que aqui as vidas são tão secas quanto a terra de sua antiga morada. Traz uma estética seca, com uma paleta em tons terrosos, e uma encenação poética densa que faz referência à atmosfera de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e de Vidas Secas, de Graciliano Ramos”, retrata o Prof. Denis.

Ainda de acordo com o educador, “eventos como a 'FLAAM' e o 'Recitar', para muito além do lazer, aproxima o universo cultural daqueles menos assistidos de oportunidade de acesso, coloca em pauta questões ambientais, socioeconômicas e culturais e, põe o teatro frente à população de crianças, adolescentes e jovens, instigando o senso crítico e o apreço pela arte”. E continua, “é importante utilizar da arte para levar o público a refletir sobre pautas relevantes. Como pontua Augusto Boal, todo teatro é político. E mais, adolescentes falando com e para outros adolescentes traz uma linguagem palatável, fácil, incentiva a arte e desperta noutros jovens o interesse em participar”.

Sarau da FLAAM

No dia 31 de agosto, sábado, às 15 horas, o Sarau da FLAAM, organizado por Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama, acontece na Estação Cultural da Fundação Romi. O evento é gratuito e tem como objetivo o lançamento do e-book dos melhores textos selecionados do 2º Concurso Literário da FLAAM, produzido pela Editora Adonis e coordenado pelos professores Ivan Lúcio Ferreira e Fátima Lucena. Mais de 190 textos concorreram, envolvendo alunos da rede pública e particular de Americana e região.

Durante o evento o público presente poderá desfrutar e enriquecer-se culturalmente do leque de atividades oferecidas, composto por literatura, artesanato, dança, arte visual, além de ações que visam o consumo consciente, preservação do meio ambiente e sustentabilidade. “O projeto 'Semear Conhecimentos' desenvolverá diversas ações como troca de mudas de plantas, sementes e probióticos, além de oficinas de compostagem, germinados e brotos, bolas de sementes e terrários”, conta o organizador do Sarau da FLAAM, Juliano Schiavo. “Todos podem participar do projeto, trazendo sementes e mudas para troca; saberes sobre cultivo; literatura e referências, além de contribuir com comidas e bebidas naturais (suco, água de coco, água, chás) para o lanche compartilhado. Prestigiem! Teremos lançamento do e-book da FLAAM, autores da nossa região lançarão livros, apresentações de dança, contação de história, oficinas, enfim é para todos os gostos e públicos”, finaliza.

A Feira Literária e Artística contou com duas edições em Americana e em sua última realização, em novembro de 2018, reuniu mais de 1.800 pessoas, com 178 atrações e artistas representantes de 15 cidades da região e fora do estado de São Paulo. Segundo os organizadores, o evento tem como proposta a promoção de um encontro de artistas locais e da região, de forma que eles possam apresentar sua arte. “Estão todos convidados a participar, pois será um evento emocionante, em que será lançado um e-book de textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II e Médio da região”, convida a organizadora Márcia Tomiyama.

Serviço – O grupo de teatro do Núcleo de Educação Integrada apresenta-se às 18h no Sarau da FLAAM que acontece no dia 31 de agosto, sábado, a partir das 15 horas, na Estação Cultural da Fundação Romi. A entrada é franca. Demais informações acerca da programação cultural, como oficinas e eventos, podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por