Alunos do Núcleo de Educação Integrada conquistam 18 prêmios no “Recitar” 2019

Promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, a edição 2019 oportunizou que mais de 1,9 mil pessoas prestigiassem as apresentações em quatro dias do Projeto “Recitar – a palavra em Verso Vivo”. O concurso aconteceu de 6 a 9 de maio, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, com a participação de 30 grupos, sendo alunos das escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e Técnico e grupos de teatro barbarenses. Neste ano o Núcleo de Educação Integrada marcou presença nas três categorias, conquistando 18 prêmios.

O Secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, ressaltou que o “Recitar” é um projeto capaz de estimular a arte por meio do teatro na vida dos jovens. “Durante os quatro dias presenciamos a dedicação dos participantes, com cooperação e trabalho em grupo para que o resultado de meses atingisse o objetivo nas noites de apresentação”, frisou. “Agradeço ao Prefeito Denis Andia por acreditar na Cultura como ferramenta transformadora e todos àqueles que se propuseram a levar à arte e a literatura a uma plateia encantada com as peculiaridades da criatividade de alunos das escolas de Santa Bárbara e grupos de teatros em meio à poesia”, complementou.

Para Ericka Vitta, Diretoria do Núcleo de Educação Integrada, o “Recitar” vai muito além das premiações. É uma política pública de construção do conhecimento e transformação do indivíduo por meio de uma educação que desafia e traz significado. “Gratidão e reconhecimento respondem ao trabalho que realizamos”, fala Ericka.

Este ano o “Projeto Recitar” trouxe as temáticas “migração” para os poemas barbarenses e, para o consagrado, “as poetisas”, com o intuito de dar foco às obras femininas. O ápice das apresentações do Núcleo de Educação Integrada ficou por conta dos poemas barbarenses encenados. Dois foram escritos pelos alunos Gabriel Ramos e Stephane Torrezan, apresentados nas categorias “Fundamental II” e “Ensino Médio e Técnico”. Já o poema apresentado na categoria “Infantil” é de autoria do Professor de Expressão Corporal do NEI, Denis Espanhol. “Participar do ’Recitar’ é trabalhar as emoções dos alunos dentro e fora do palco. O prêmio é consequência, pois a experiência sempre será lembrada por cada um”, conta Denis. “Quando vejo o brilho nos olhos dos alunos e o poder do teatro em transformar vidas, já ganhei meu troféu”, enaltece o professor.

Denis Espanhol, que conquistou prêmio de “Melhor Direção” com o Fundamental II, agradece a todos os educadores que fazem parte da instituição. “Agradeço a direção e coordenação por confiarem em meu trabalho. Aos pais e aos alunos por sempre apoiarem e se envolveram nas propostas. Também não posso deixar de agradecer todos os companheiros de trabalho que me ajudaram na montagem, substituindo uma aula, ajudando durante os três dias de evento, ou simplesmente por estarem na torcida. Muito obrigado”, conclui o educador.

Confira as conquistas dos alunos do Núcleo de Educação Integrada:

Ensino Fundamental I
3º lugar melhor esquete autor barbarense;

Ensino Fundamental II
Melhor Figurino;
Melhor atuação equipe de apoio;
Melhor Direção;
Melhor coreografia;
Melhor iluminação;
1º lugar melhor esquete autor barbarense;
1º lugar melhor esquete autor consagrado;
1º lugar declamação autor barbarense;
1º lugar declamação autor consagrado;

Ensino Médio e Técnico
Melhor cenografia;
Melhor iluminação;
3º lugar melhor esquete autor barbarense;
1º lugar melhor esquete autor consagrado;
2º lugar melhor declamação autor barbarense;
Prêmio participação.

Você também vai gostar de ler: