Ir ao site da Fundação Romi

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETO NINHO MUSICAL 2021

Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para o Projeto Ninho Musical 2021

Após um tempo de espero, devido a pandemia da Covid-19, a Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para os interessados em participar do Projeto Ninho Musical, a partir desta terça-feira, dia 01 de junho. A proposta é gratuita, acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30, com retorno agendado para o dia 03 de julho. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Em 2021, o projeto será presencial, respeitando todas as orientações e Cartilha de Prevenção à Covid-19 da Fundação Romi, com uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,50 metros, álcool em gel disponível, aferição de temperatura para acesso às aulas, sem contato físico e respeitando a capacidade segundo o Plano São Paulo, e é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de mil pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Para participar não é preciso ter vivência em música. Basta ter vontade em aprender. A oficina abrange teoria musical, leitura e interpretação de partituras, aulas práticas de instrumentos musicais, cuidado e afinação e compreensão de regência. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan emprega metodologias ativas de aprendizagem por meio de desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o projeto Ninho Musical iniciou de maneira presencial e foi finalizado no on-line. Para não comprometer a metodologia o maestro Paulo Bellan, coordenador pedagógico, realizou semanalmente encontros virtuais, através de plataformas on-line. Durante os encontros on-line, os alunos participaram de aulas síncronas, que facilitou a continuidade do projeto de forma digital. “Já usávamos ferramentas digitais no projeto como afinador de instrumento on-line. Ano passado, passamos por uma adaptação. Penso que música e tecnologia tem diálogo constante. Ambas avançaram, e uma auxilia a outra nesta evolução”, conta o coordenador pedagógico do Projeto Ninho Musical maestro Paulo Bellan. “Voltarmos, com encontros presenciais é uma imensa alegria, respeitando todos os protocolos, com certeza teremos mais uma edição de sucesso”, finaliza.

Para a Fundação Romi, mantenedora do espaço plural e multicultural e proponente do projeto, a continuidade do Ninho Musical, e chegar a marca de onze anos, vai de encontro com a missão da instituição. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Para isso, oferecemos atividades gratuitas que contribuem para a formação da população de Santa Bárbara d’Oeste e região, através de nossas áreas”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Manter um projeto contínuo, como o Ninho Musical, por dez anos, é gratificante. Mas, nada disso seria possível se não fossem os parceiros e apoiadores que tivemos durante esse tempo”, conclui.

Serviço- Gratuito, o Projeto Ninho Musical acontece às terças-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 7h30min às 10h30min. Rematrículas e novas inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 01 de junho. Documentos necessários para inscrição: cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento é de segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábados das 08h às 12h. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.